O que é SEM? | João Araújo - Freelancer

Our Blog

Latest News

O que é SEM?

Se está aqui é porque quer saber o que é SEM , certo? Fique por aí que irei abordar o assunto 😉

Claro que ter um site bem feito, com um bom design é essencial, mas caso este não consiga ser encontrado pelo seu público alvo, de que serve? De nada…muito dificilmente será uma fonte de conversões! Para que isto não aconteça, existe o SEM (Search Engine Marketing).

Continue a ler este artigo pois ficará a saber o que é SEM, para que serve e como implementar as estratégias no seu website.

O que é SEM (Search Engine Marketing)

SEM (Search Engine Marketing) é um conjunto de estratégias que visam otimizar um website e colocá-lo o mais perto possível do topo dos resultados de pesquisa nos motores de busca, como por exemplo o Google, Bing e entre outros.

As estratégias de SEM podem ter duas vertentes, a vertente orgânica e a vertente paga! Onde essas vertentes são o SEO e os Anúncios, respetivamente.

Para que visualmente consiga entender do que estou a falar, veja a imagem a baixo 👇

o que é SEM? (Search Engine Marketing)

o que é SEM (Search Engine Marketing)

🟢 – Anúncios (Resultados Pagos)

🔴 – Resultados Orgânicos (Resultados não pagos)

Para que possa perceber um pouco destas duas vertentes, vou seguidamente falar um pouco sobre elas 😉

Anúncios

Os anúncios são aqueles resultados que aparecem no topo das pesquisas dos motores de busca. São resultados pagos por parte de quem anuncia e também podem aparecer em Redes Sociais por exemplo.

Neste caso, as empresas utilizam o Google Ads (antigo Google AdWords) para aparecerem no topo da plataforma.

Os Anúncios no Google Ads estão separados por lances, sendo eles:

  • CPC (Custo por clique):  em que a cada clique o anunciante paga um determinado valor pelo mesmo.
  • CPA (Custo por ação/aquisição) : só é cobrado ao anunciante quando um visitante realizada uma determinada ação.
  • CPM (Custo por mil impressões): é cobrado ao anunciante quando o anúncio obtém mil impressões.
  • CPV (Custo por visualização): é cobrado ao anunciante a cada pessoa que vê o anúncio.

Veja um Tópico do Suporte do Google: Orçamento e Lances

SEO

SEO (Search Engine Optimization) é dos conceitos mais conhecidos e usados no mundo do Marketing Digital.

O SEO consiste num conjunto de estratégias que visam otimizar um determinado website, com o objetivo de o colocar numa boa posição nos resultados de pesquisa (orgânicos) aumentando assim o tráfego.

Mas para que isto resulte é necessário entender como funciona o Google!

  • Defina o seu público alvo
  • Defina as suas palavras chave
  • Crie conteúdos para essas palavras chave
  • Otimize as páginas para essas palavras chave

Estas são algumas estratégias a adotar quando se está a pensar em criar um website por exemplo.

Existem muitas outras estratégias que pode pôr em prática, tais como: Link Building, Reduzir o tempo de carregamento das páginas, responsividade da página web, entre outros.

 

Espero que tenha ajudado a entender o que é SEM!

Sim, não foi um artigo completo, mas apenas serviu para explicar de uma forma superficial de como funciona.

Espero que tenha gostado e até ao próximo artigo 👋


Veja os meus 3 últimos artigos:

4 Motivos para Contratar um Freelancer

5 Motivos para Investir em Marketing Digital

As Melhores Plataformas de Email Marketing

 

 

 

3 Razões para Investir em Anúncios Digitais
4 Motivos para Contratar um Freelancer

Related Articles

Deixe uma resposta