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“Está caro” – Como Responder ?

Mais um artigo e desta vez para um tópico um pouco diferente. “Está caro…” diz o cliente, aqui você deve ser forte e defender o valor do seu trabalho. Mas o “caro” é apenas uma questão de perspectiva.

A meu ver, quando realizámos um projeto, devemos sempre entregar mais do que aquilo que foi acordado, é uma questão de entregar valor e tentar “segurar” o cliente para projetos futuros.
Para o tentar ajudar, vou abordar 4 pontos para facilitar a situação e, talvez, avançar com um projeto.

1. Está caro? Mas em comparação a quê?

Bem, como referi anteriormente a questão de ser caro ou não, é relativa! Mas está caro em relação a que? A um concorrente meu? Na maior parte das vezes é a justificação que o seu cliente irá dar.

“A empresa x fez um preço melhor” – Este tipo de questões você não consegue controlar, por isso tente explicar ao seu cliente como chegou ao valor que lhe está a apresentar, a experiência e o valor que irá aplicar no projeto.

2. Qual é o seu Budget disponível?

Esta é uma questão que penso que todos deveriam colocar ao cliente. Ele pode fugir à verdade? Pode, mas também você consegue ter uma perceção daquilo que ele está disposto a gastar no projeto.

Caso o orçamento esteja muito abaixo do preço que estipulou, converse com o cliente e veja a melhor maneira de algo ser feito com o budget disponível.

3. Objetivo do Cliente

Imaginando um cliente com interesse em ter um Website. Pode perguntar: Qual é objetivo de você ter um Website? Talvez a justificação seja aumentar as suas vendas.

Aqui a questão é que o cliente não entende como é que isso se vai processar, como o vai ajudar a aumentar as vendas. Você como profissional, deve informar corretamente das possibilidades disponíveis que justifiquem o seu investimento.

4. Recusar

Aconteceu-me à bem puco tempo! Estava em contacto com um possível cliente em que este tentava descer o meu preço ( digamos que ele queria o serviço quase de graça 🤪 ).
Reparei que não se iria justificar o tempo que iria perder naquele projeto pelo retorno que iria ter, então simplesmente RECUSEI. Obviamente que não foi de forma rude, dando a entender que poderia contar comigo noutro tipo de projeto futuro.

Mas também compreendo perfeitamente aqueles que aceitam qualquer tipo de preço nesta altura tão difícil, tendo contas para pagar fica difícil recusar trabalho.

Chegamos ao fim de mais um pequeno artigo, onde abordámos algumas respostas que pode usar na altura que estiver a negociar com o seu cliente. Espero que tenha gostado do artigo e que o tenha ajudado.

Já lhe aconteceu o mesmo? Partilhe a sua experiência nos comentários!

Até ao próximo artigo 👋


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