Como Construir uma Ótima Equipa de Trabalho Remoto - What if Digital

Our Blog

Latest News

Como Construir uma Ótima Equipa de Trabalho Remoto

Contruir uma equipa para trabalhar remotamente não é tarefa fácil. Porque? Existem bastantes incertezas para um gerente de uma equipa.

  • O funcionário está a trabalhar?
  • Estão motivados?
  • Como manter uma boa comunicação?

Acredite que pode criar uma ótima equipa com menos restrições. Há coisas que podem e devem ser feitas para manter todos felizes e motivados 💪

Mas, então, Como Construir uma Ótima Equipa de Trabalho Remoto?

Seja organizado

Um dos pontos fulcrais do trabalho remoto é com certeza a organização. Esta tem de estar no centro de tudo, para que a gestão dos projectos seja feita com a máxima eficácia. Independentemente da abordagem que irá ter, é essencial ter uma. Crie regras, tarefas e prazos a serem cumpridos com toda a sua equipa.

Apesar da tecnologia substituir o papel na maioria dos casos, para mim este ainda tem um papel fundamental. Todas a tarefas que tenho para realizar, escrevo-as num papel listando-as por prioridades.

Isto funciona para mim e por estranho que parece dá-me um boost extra de motivação.

Defina Prazos

Como mencionei numa das regras no ponto anterior, CRIE PRAZOS. Criar prazos é fundamental para que as tarefas não sejam deixadas para trás ou para a última da hora, quando o tempo já é escasso.

Se você é gerente de uma equipa de trabalho remoto ou não,  não deixe os seus funcionários andarem à deriva. Comunique com eles, e entenda qual é a forma de trabalho de cada um.
Irão haver funcionários que trabalham duro no momento em que estão prontos, mas alguns adotam uma abordagem mais lenta e ultrapassam a tempo estipulado.

Seja Transparente

É importante ser transparente com a sua equipa. Um ambiente de trabalho transparente permite a aprendizagem contínua, porque assim os seus colaboradores ficarão mais à vontade para mostrar os seus pontos fracos e terão a oportunidade de aprender a forma correta de realizar determinadas atividades.

Muitas das vezes alguns funcionários não conseguem realizar uma tarefa com a excelência que você esperava e ficam com medo de dizer a verdade, começando a colocar obstáculos na realização da tarefa ou inventando desculpas que atrasam todo o processo.

Crie a Equipa Certa

É óbvio que trabalho remoto não é para todos!
Trabalhar remotamente envolte bastante disciplina, portanto é importante encontrar alguém que goste, que seja motivada e disciplinada por natureza.

Caso a sua equipa envolva funcionários não experientes em trabalho remoto, defina as expectativas certas e permita que o tempo certo se estabeleça. É um novo ambiente de trabalho para todos e que envolve tempo para se acostumarem.

 

Eu sou apologista do trabalho remoto. Claro que não é para todos e que nem todas as empresas têm essa possibilidade, mas penso que para a maioria é uma preferência e que trás muitos benefícios. 😉

 

 

Itens Necessários Para o Seu Home Office
Plataformas com Cursos Gratuitos do Mundo Digital

Related Articles

Deixe uma resposta